Os contrastes sociais de São Paulo estão espalhados por várias regiões da metrópole. Moema é um bairro que não convive diretamente com uma comunidade. Entretanto, bem vizinho ao bairro, temos a comunidade Mauro II , localizada na travessa da rua Mauro, bairro da Saúde, próxima à estação Saúde da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, na zona sul da capital paulista. Como vocação, os Moemenses sempre se organizam para ajudar comunidades como a de Paraisópolis, localizada no Morumbi, sempre que necessário. Há alguns anos os moradores organizaram a coleta de roupas, mantimentos e utensílios e móveis domésticos, para ajudar as vítimas de um incêndio que prejudicou a vida de vários moradores daquela comunidade.

Entretanto, poucos conhecem a Comunidade Mauro II, vizinha do nosso bairro, cujos vários de seus moradores trabalham em Moema. Em visita à Comunidade Mauro II em 2019, a Associação Viva Moema sugeriu que fosse replicado um modelo de biblioteca que existe dentro da Comunidade de Paraisópolis, BECEI, na Comunidade Mauro II. A ideia foi abraçada pela líder da comunidade. O objetivo é promover às crianças da comunidade, o apreço pela leitura, pois ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica, capazes de transformar a própria realidade. Para tanto, a Associação já iniciou as parcerias com os Moemenses, a fim de que se envolvam com o projeto.

Haverá a reforma do local com projeto doado por arquiteto parceiro e mão de obra feita em forma de mutirão entre moradores da comunidade e do bairro de Moema. Um hotel do bairro doará os armários e mesas para o local. Segue em curso uma parceria com a ABES ( Associação Brasileira de Empresários de Software, localizada no bairro de Moema) para doação de computadores para o espaço. A provisão de livros será alimentada por doadores do bairro. O cuidado, controle e desenvolvimento das atividades será realizado por profissional habilitado, morador da comunidade Mauro II. A previsão é de que o projeto esteja concluído e em funcionamento até o final de 2020.